Conferência Climática

ABIH reforça articulação nacional para viabilizar acomodações durante a COP 30

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 28/04/2025 às 8:00 AM

Presidente da ABIH, Manoel Linhares Foto: Divulgação

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) intensificou sua participação nas articulações do Governo Federal para assegurar a hospedagem dos participantes da COP 30, que acontecerá em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro deste ano. A conferência, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), deve reunir representantes de 198 países e atrair mais de 40 mil pessoas nos dias de maior movimentação.O desafio logístico é considerável. Atualmente, conforme estimativa da ABIH, Belém dispõe de cerca de 13 mil leitos em meios de hospedagem tradicionais, número insuficiente diante da demanda esperada. Além da limitação na infraestrutura, o aumento de preços também preocupa autoridades e organizadores.

Como parte da formação de um grupo de trabalho coordenado pelo secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, o presidente da ABIH Nacional, o empresário cearense Manoel Linhares, reuniu-se recentemente, em Brasília, com o Ministro do Turismo, Celso Sabino, e integrantes da equipe organizadora do evento para discutir alternativas de acomodação e ações para conter a especulação de preços.

Grupo de trabalho busca soluções para o déficit de leitos

“Como entidade máxima do setor hoteleiro no Brasil, a ABIH foi chamada para contribuir na busca por alternativas para incrementar a capacidade atual da capital paraense“, afirmou Linhares.

O grupo de trabalho reúne representantes da hotelaria, do setor imobiliário e de plataformas de aluguel por temporada, com o objetivo de debater a regulação de preços e viabilizar um termo de ajustamento de conduta.

Uma das soluções em análise é o uso de navios de cruzeiro atracados no porto de Belém. “A expectativa é de que três navios de cruzeiro sejam alocados para assegurar a acomodação, além dos meios de hospedagem tradicionais”, adiantou o presidente da ABIH.

Em outra frente de articulação, Linhares também esteve reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, para reforçar a necessidade de ampliar a infraestrutura de hospedagem durante o evento.

Contrato com Embratur prevê seis mil leitos em navios

Na última quinta-feira (24), o Governo Federal, por meio da Casa Civil, anunciou a assinatura de um contrato no valor de R$ 263 milhões com a Embratur para garantir seis mil leitos em navios de cruzeiro durante a COP 30.

Segundo o secretário extraordinário para a COP30, as companhias MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros manifestaram interesse em participar da operação.

Do valor total, R$ 30 milhões serão pagos pelo governo, enquanto o restante será coberto pela venda de cabines através da operadora a ser contratada pela Embratur.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business