EM 10 ANOS

Abrapp projeta expansão da previdência complementar para alcançar 100% do PIB

Por Redação - Em 02/06/2025 às 7:30 AM

Contador Que Calcula O Lucro Com Graficos De Analise Financeira Previencia Complementar Foto Freepi

Além de estimular a adesão com comunicação focada no público jovem, a Abrapp aposta em benefícios como o “Prévio Sonho” FOTO: Freepik

A Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) planeja aumentar significativamente o patrimônio do setor, hoje em R$ 1,3 trilhão, correspondente a 12% do PIB, para alcançar 100% do PIB nos próximos 10 anos. A informação foi divulgada pelo diretor-presidente da Abrapp, Devanir Silva, durante o 14º Seminário Gestão de Investimentos dos Fundos de Pensão, em São Paulo.

Para isso, a entidade pretende ampliar a base de participantes, especialmente incluindo profissionais de aplicativos. Atualmente, existem 4 mil empresas associadas, mas o Brasil tem cerca de 5 milhões de empresas potenciais.

Um dos projetos é o lançamento das “Micropensões”, planos simplificados direcionados a trabalhadores do setor de aplicativos, como os motoristas do Uber e entregadores do iFood, que juntos somam cerca de 2,1 milhões de pessoas. O produto será opcional para os profissionais e oferecido pelas plataformas, que poderão contribuir diretamente com valores descontados automaticamente das corridas ou entregas.

Além de estimular a adesão com comunicação focada no público jovem, a Abrapp aposta em benefícios como o “Prévio Sonho”, um plano que permite ao participante resgatar parte dos recursos acumulados a cada cinco anos para objetivos como trocar a moto ou custear cursos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business