Livre Comércio
Acordo Mercosul-Efta é avanço para exportação de carnes, diz ABPA
Por Redação - Em 19/09/2025 às 12:01 AM

A aproximação com a Suíça reforça a diversificação dos destinos de exportação e fortalece a imagem do Brasil como fornecedor seguro de proteína animal
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) avaliou como positiva a conclusão do acordo entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (Efta), destacando que a medida cria novas perspectivas para o setor de carnes.
Entre os pontos do entendimento está a liberação de uma cota anual de 1 mil toneladas de carne de frango com tarifa zero, a ser dividida entre os países do Mercosul. No entanto, os efeitos imediatos devem se concentrar na Suíça, único membro da Efta que já compra produtos avícolas brasileiros.
O acordo também garante isenção tarifária sobre a cota multiorigem de 54,4 mil toneladas de carne de frango definida pela Organização Mundial do Comércio. Antes, essa fatia estava sujeita a uma tarifa de 13,5%.
De acordo com a ABPA, a aproximação com a Suíça reforça a diversificação dos destinos de exportação e fortalece a imagem do Brasil como fornecedor seguro de proteína animal. Já no caso da carne suína, a entidade observa que os impactos ainda não serão sentidos, uma vez que não há acordo sanitário com o bloco europeu.
Mais notícias
Conexão Criativa



























