AVALIA ABIMAQ
Acordo Mercosul-UE amplia mercado, mas expõe gargalos da indústria brasileira
Por Redação - Em 12/01/2026 às 12:01 AM

Para a Abimaq, o acordo com a UE pode se transformar em um vetor de crescimento apenas se vier acompanhado de reformas estruturais que fortaleçam a competitividade da indústria brasileira FOTO: Freepik
A iminente assinatura do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia reacende o debate sobre a competitividade da indústria nacional. Para o setor de máquinas e equipamentos, a abertura ao mercado europeu tende a ampliar oportunidades, mas também pode acentuar fragilidades estruturais do parque fabril brasileiro.
Na avaliação da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a indústria de transformação entra no acordo em desvantagem frente a concorrentes europeus, que operam em ambientes com custos financeiros, tributários e logísticos mais favoráveis. Sem avanços nesses pontos, a maior integração comercial pode pressionar a produção local.
Embora a redução de tarifas beneficie consumidores e setores mais competitivos, como o agronegócio, o efeito para a indústria é mais sensível. A entidade ressalta que a entrada de produtos importados a preços mais baixos pode comprometer a participação das empresas nacionais em seu próprio mercado.
Entre os principais entraves apontados estão a elevada carga tributária, o custo do crédito e o ambiente de negócios considerado pouco atrativo para investimentos de longo prazo. Esses fatores ampliam o custo de produção e reduzem a capacidade de competir em mercados internacionais.
Para a Abimaq, o acordo com a União Europeia pode se transformar em um vetor de crescimento apenas se vier acompanhado de reformas estruturais que fortaleçam a competitividade da indústria brasileira. Sem esse ajuste, o avanço comercial corre o risco de ampliar o desequilíbrio entre importações e produção doméstica.
Mais notícias
NOVA TEMPORADA

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)



























