Comércio exterior
Acordo Mercosul-UE pode entrar em vigor em até 60 dias após sanção, diz Alckmin
Por Redação - Em 12/03/2026 às 12:30 PM

Segundo Alckmin, o tratado já avançou no Congresso brasileiro e aguarda análise do Senado antes de seguir para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia poderá entrar em vigor cerca de 60 dias após a sanção presidencial. A expectativa do governo é que a aprovação final ocorra nas próximas semanas.
Segundo Alckmin, o tratado já avançou no Congresso brasileiro e aguarda análise do Senado antes de seguir para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Caso a tramitação seja concluída ainda em março, a previsão do governo é que o acordo passe a valer até o fim de maio.
O pacto comercial prevê a redução gradual de tarifas e a ampliação do comércio entre os dois blocos. Para o governo brasileiro, a abertura de mercados pode estimular exportações e ampliar oportunidades para setores industriais e do agronegócio.
Além do Brasil, outros países do Mercosul também avançaram na ratificação do tratado. Argentina e Uruguai já confirmaram o acordo em seus parlamentos, enquanto a União Europeia prepara a aplicação provisória de partes do pacto comercial.
Considerado um dos maiores acordos comerciais do mundo, o tratado reúne mercados com centenas de milhões de consumidores e busca ampliar o fluxo de comércio e investimentos entre América do Sul e Europa.
Mais notícias
Tecnologia financeira

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)




























