FEITO INÉDITO

Aeroporto de Florianópolis supera 1 milhão de passageiros internacionais e se consolida como hub do Sul do Brasil

Por Redação - Em 27/10/2025 às 4:00 PM

Para o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, Florianópolis se consolida como destino global e seguirá investindo em qualidade e conectividade

O Aeroporto Internacional de Florianópolis ultrapassou, em 16 de outubro de 2025, a marca de 1 milhão de passageiros internacionais no ano — um feito inédito fora dos terminais de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). O resultado consolida a capital catarinense como principal porta de entrada aérea internacional do Sul do país.

De acordo com a Zurich Airport Brasil, concessionária responsável pela operação do terminal, Santiago (Chile) foi o destino internacional mais procurado em 2025, com 443 mil passageiros, seguido por Buenos Aires (Argentina), com 338 mil. As rotas para Lisboa (59 mil passageiros) e Panamá (50 mil) também contribuíram para o desempenho, ampliando as conexões entre Santa Catarina, Europa, América do Norte e Caribe.

Expansão e investimentos

Para o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, o recorde é fruto de planejamento e parcerias estratégicas.

“Esse marco é resultado da expansão de rotas, da parceria entre o setor público e privado e da confiança das companhias aéreas. Florianópolis se consolida como destino global e seguirá investindo em qualidade e conectividade”, afirmou.

A secretária de Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, destacou o impacto do avanço no desenvolvimento do estado.

“O recorde mostra que o turismo catarinense atingiu um novo patamar. A integração entre governo e gestão privada consolidou Santa Catarina como o novo hub internacional do Sul do Brasil”, afirmou.

Crescimento de 580% desde 2022

A projeção da Zurich Airport Brasil é encerrar 2025 com 1,2 milhão de passageiros internacionais, o que representa crescimento de 580% em relação a 2022, primeiro ano de recuperação pós-pandemia. O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, ressaltou que o desempenho é resultado da “combinação de uma gestão eficiente e de políticas públicas consistentes”.

Desde que a Zurich Airport Brasil assumiu a administração, em 2018, o movimento internacional do Floripa Airport cresceu de 273 mil para 1,2 milhão de passageiros, consolidando o aeroporto entre os três maiores destinos internacionais do Brasil.

Novos recordes

Com a chegada da alta temporada, o terminal prevê movimentar 819 mil passageiros internacionais entre dezembro de 2025 e março de 2026, alta de 19% sobre o verão anterior. No total, o fluxo estimado é de 2,1 milhões de viajantes, impulsionado pelo aumento na oferta de voos e pelo fortalecimento do turismo no estado.

Com esse desempenho, Florianópolis reafirma seu papel estratégico na aviação comercial brasileira — um ponto de conexão entre o Sul do país e os principais destinos da América do Sul, Europa e Caribe.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business