Expansão estratégica

Airbnb estreia no universo dos serviços premium sob demanda

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 14/05/2025 às 5:05 PM

Airbnb Passa A Oferecer Serviços A Domicílio Como Massagistas E Chefs Foto Reprodução

A novidade está sendo lançada em 260 cidades e atende tanto quem está hospedado em imóveis da plataforma quanto quem busca comodidade na própria casa Foto: Reprodução

O Airbnb quer ser mais do que um lugar para reservar estadias. Em um movimento que amplia as fronteiras do negócio, a plataforma anunciou nesta semana uma nova funcionalidade que permite aos usuários contratar serviços sob demanda diretamente pelo aplicativo – de chefs particulares a massagistas, passando por personal trainers e fotógrafos profissionais.

A novidade está sendo lançada em 260 cidades e atende tanto quem está hospedado em imóveis da plataforma quanto quem busca comodidade na própria casa. O recurso amplia o escopo de atuação do Airbnb e sinaliza uma guinada estratégica em direção ao mercado de bem-estar e experiências personalizadas, com potencial de atrair um público ainda mais exigente.

Durante o anúncio, em Los Angeles, o CEO e cofundador Brian Chesky foi direto: “Os hotéis têm algo que nós não temos: serviços”. A provocação vem acompanhada de uma aposta ambiciosa. “Nos hotéis, você pode pedir uma refeição no quarto, usar a academia, marcar um spa. Agora queremos oferecer esse nível de experiência também nas casas do Airbnb”, afirmou.

Serviços selecionados e curadoria de talentos

Segundo a empresa, os profissionais listados na nova função passaram por um processo de curadoria que inclui verificação de identidade, certificações e um mínimo de dez anos de experiência. A proposta é oferecer uma camada adicional de conforto, conveniência e sofisticação aos usuários – um diferencial em um mercado cada vez mais competitivo.

A plataforma também revisou sua oferta de experiências, com atividades conduzidas por anfitriões locais. Agora, o Airbnb firma parcerias com personalidades de destaque para oferecer vivências exclusivas. Um exemplo: jogar vôlei de praia no Rio de Janeiro com a atleta olímpica Carol Solberg. A iniciativa faz parte do selo “Airbnb Originals”, que propõe eventos customizados com figuras públicas.

Diversificação e futuro da plataforma

A diversificação chega em um momento em que a empresa enfrenta desafios regulatórios em várias cidades do mundo, que têm restringido os aluguéis de curto prazo. Ampliar o leque de serviços aparece como uma resposta para manter relevância, tráfego e receita.

A ideia é que as pessoas voltem ao aplicativo com mais frequência, não apenas para planejar as férias”, avalia a analista Carolina Milanesi. A aposta é que o Airbnb se transforme em um hub de experiências de vida – não só de viagens.

Os números confirmam o fôlego: em 2024, a companhia registrou um lucro líquido de US$ 2,6 bilhões e receita de US$ 11 bilhões, alta de 12% em relação ao ano anterior. O desafio agora é manter o crescimento ao mesmo tempo em que redefine o conceito de hospitalidade.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business