SEGURANÇA AÉREA
Airbus avança na correção de falhas após incidente com A320 exposto à radiação solar
Por Redação - Em 01/12/2025 às 11:00 AM

Aproximadamente 6 mil aeronaves poderiam apresentar vulnerabilidade semelhante, mas a maior parte da frota já passou pelos ajustes recomendados
A Airbus informou que está na etapa final de implementação das correções previstas para a família A320, após a identificação de um problema que poderia comprometer a integridade de dados utilizados pelos sistemas de controle de voo. A falha, associada à incidência excepcional de radiação solar, exigiu atenção imediata de autoridades aeronáuticas e operadores.
O alerta foi emitido na semana passada, quando reguladores determinaram atualizações de software e hardware depois de concluírem que um evento solar intenso havia corrompido informações processadas por um A320 da JetBlue Airways, em outubro. A anomalia ocasionou uma perda abrupta de altitude, levando a tripulação a declarar emergência e a desviar a rota do voo entre Cancún e Newark para um pouso seguro em Tampa, nos Estados Unidos.
De acordo com a fabricante europeia, aproximadamente 6 mil aeronaves poderiam apresentar vulnerabilidade semelhante, mas a maior parte da frota já passou pelos ajustes recomendados.
Em nota, a Airbus destacou que os trabalhos finais envolvem um número reduzido de jatos. “Estamos em fase de conclusão de adaptação de menos de uma centena de aeronaves, em parceria com as companhias operadoras, para assegurar o retorno pleno e seguro às operações”, informou a empresa.
Mais notícias
Segurança informacional




























