PROTAGONISMO CEARENSE
AJE Fortaleza marca presença durante o BRICS Young Entrepreneurs Summit 2025
Por Marcelo Cabral - Em 11/07/2025 às 12:48 PM

Arnold e Arthur Frota e Tiago Guimarães foram recebidos por Eike Batista Foto: Divulgação
A Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE Fortaleza) teve participação de destaque no BRICS Young Entrepreneurs Summit 2025, realizado com o objetivo de reunir lideranças emergentes dos países do bloco (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e de nações parceiras do BRICS+. O encontro foi orgnizado para discutir os rumos do empreendedorismo, da cooperação econômica e dos desafios da juventude em escala global. No período do evento os representantes da AJE foram convidados para um bate-papo no escritório do empresário Eike Batista, no Flamengo, com quem conversaram por mais de uma hora.
Realizado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) em parceria com a ENJE (Entidade Nacional de Jovens Empresários), o encontro evidenciou o protagonismo cearense no Painel 3, intitulado ‘G20, BRICS+ and Youth Entrepreneurship: Proposals, Challenges, and Opportunities’. O debate explorou o papel estratégico da nova geração na governança econômica internacional e suas interações com os fóruns multilaterais BRICS e G20.
Durante sua participação, a AJE Fortaleza apresentou iniciativas desenvolvidas no Ceará com repercussão nacional, voltadas à formação de novos líderes, estímulo à inovação e impacto social. A entidade também firmou compromissos de cooperação com representantes de três países, com foco em intercâmbio de experiências, negócios de impacto e projetos de colaboração multilateral.
“Participar de um evento como esse é mais do que representar o Ceará. É reafirmar que o empreendedorismo jovem tem força, propostas e maturidade para contribuir com os grandes debates internacionais. Estamos colocando o Nordeste no centro das discussões globais sobre futuro, inovação e impacto”, destacou Tiago Guimarães, coordenador geral da AJE Fortaleza.
Novo evento relevante ocorre em setembro
A atuação internacional da AJE Fortaleza não se encerra no BRICS. A entidade integra também os preparativos para o G20 Young Entrepreneurs Alliance, que ocorrerá em setembro, na África do Sul. O evento reunirá lideranças jovens de mais de 20 países para propor soluções concretas voltadas ao crescimento econômico global, com ênfase em inovação, inclusão e sustentabilidade.
A presença da AJE Fortaleza no BRICS Young Entrepreneurs Summit reafirma o protagonismo da juventude empreendedora do Nordeste em agendas internacionais, consolidando a conexão do Ceará com os principais debates que moldam o cenário econômico do século XXI.
- Eike Batista e Tiago Guimarães
- Tiago Guimarães e Arthur Frota
- Tiago Guimarães discursa
Mais notícias
Política econômica































