comércio exterior
Alckmin diz que Lula pediu aos EUA suspensão de tarifa extra de 40% durante negociações
Por Redação - Em 13/12/2025 às 12:01 AM

Alckmin destacou que, no início da aplicação das medidas tarifárias dos EUA, cerca de 37% das exportações brasileiras estavam sujeitas a uma alíquota combinada de 50%
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou, nessa sexta-feira (12), que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, solicitou ao governo dos Estados Unidos a suspensão da tarifa adicional de 40% aplicada a produtos brasileiros enquanto as negociações bilaterais seguem em curso.
A declaração foi feita após a participação de Alckmin no 8º Seminário Internacional de Líderes, em São Paulo. Segundo o ministro, o diálogo com as autoridades norte-americanas permanece ativo e apresenta avanços graduais.
Alckmin destacou que, no início da aplicação das medidas tarifárias por meio de ordem executiva do presidente dos EUA, Donald Trump, cerca de 37% das exportações brasileiras estavam sujeitas a uma alíquota combinada de 50%, resultado da soma da tarifa básica de 10% com o adicional de 40%.
Atualmente, esse percentual foi reduzido para 22% do total exportado, o que representa uma diminuição de aproximadamente um terço no volume de produtos afetados pela taxa mais elevada. De acordo com o ministro, 51% das exportações brasileiras entram no mercado norte-americano com tarifa zero ou de até 10%.
Outros 27% dos produtos estão enquadrados na chamada Seção 232, mecanismo aplicado também a países concorrentes do Brasil. Segundo Alckmin, o esforço do governo brasileiro está concentrado em reduzir ainda mais as alíquotas e ampliar o acesso dos produtos nacionais ao mercado dos Estados Unidos.
Mais notícias
Tradição à mesa




























