Relações Comerciais

Alckmin diz que retirada de tarifas pelos EUA é o maior avanço nas negociações bilaterais

Por Redação - Em 21/11/2025 às 4:30 PM

Geraldo Alckmin Foto Agência Brasil

“É a maior redução já anunciada. O maior avanço nas negociações Brasil–Estados Unidos”, afirmou FOTO: Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, classificou como “o maior passo até agora” a decisão do governo dos Estados Unidos de ampliar a lista de produtos brasileiros dispensados da tarifa adicional de 40%. As declarações foram feitas nesta sexta-feira (21), no Palácio do Planalto.

Alckmin ressaltou que a medida representa o movimento mais significativo desde o início das conversas entre os dois países. “É a maior redução já anunciada. O maior avanço nas negociações Brasil–Estados Unidos”, afirmou.

Ele lembrou que o processo de retirada de itens da lista começou há alguns meses, quando produtos como celulose, ferro-níquel e madeira deixaram de ser alvo da sobretaxa. A nova liberação, disse, foi a mais abrangente: 238 produtos foram incluídos na nova rodada de desoneração.

O vice-presidente também revisitou os números do tarifaço. Segundo ele, quando a sobretaxa foi imposta, a alíquota de 50% atingia 36% das exportações brasileiras. Esse percentual foi reduzido para 22% após sucessivas rodadas de negociação. “Hoje, apenas 22% das exportações — que somaram US$ 40 bilhões no ano passado — continuam sujeitas à tarifa adicional”, explicou.

Alckmin destacou que a expectativa é seguir ampliando a lista de produtos liberados, reforçando que o diálogo técnico e comercial com Washington tem produzido resultados “concretos e positivos” para o Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business