COMPETITIVIDADE

Alckmin diz que tarifa dos EUA pode abrir espaço para indústria brasileira

Por Redação - Em 20/08/2025 às 11:40 PM

Geraldo Alckmin Foto Agência Brasil

Segundo Alckmin, a equiparação das condições tarifárias “aumenta a competitividade da indústria nacional” no mercado internacional FOTO: Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, avaliou nesta quarta-feira (20) que a nova política tarifária dos Estados Unidos sobre produtos que contenham aço e alumínio pode beneficiar o Brasil. Para ele, como a taxação será aplicada de forma ampla a diversos parceiros comerciais, o país não perde espaço no mercado americano.

O governo norte-americano anunciou, na terça-feira (19), a inclusão de mais de 400 itens na lista de bens sujeitos a sobretaxa. A medida impõe tarifa de 50% sobre a parcela de aço e alumínio presente nos produtos, além da alíquota padrão referente a outros insumos.

Segundo dados apresentados por Alckmin, as exportações brasileiras para os Estados Unidos somam cerca de US$ 40 bilhões ao ano, das quais pouco mais de US$ 2,6 bilhões serão atingidos pela mudança.

Após reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o vice-presidente destacou que a equiparação das condições tarifárias “aumenta a competitividade da indústria nacional” no mercado internacional. (Agência Brasil)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business