TECNOLOGIA

Amazon anuncia corte de 14 mil cargos corporativos e reforça foco em inteligência artificial

Por Redação - Em 28/10/2025 às 10:44 AM

Amazon Adobestock 283687856 Editorial Use Only

Empresas de tecnologia em todo o mundo vêm substituindo funções operacionais por ferramentas de IA

A Amazon anunciou nesta terça-feira (28) que vai reduzir cerca de 14 mil postos de trabalho corporativos, em uma nova rodada de ajustes voltada a reduzir custos e ampliar investimentos em inteligência artificial (IA).

A medida faz parte de uma reestruturação mais ampla que vem sendo implementada desde o início do ano, após um período de forte expansão durante a pandemia. No fim de 2024, a empresa contava com aproximadamente 1,56 milhão de funcionários, entre cargos de tempo integral e parcial, sendo cerca de 350 mil em posições corporativas.

Segundo fontes ouvidas pela Reuters, os cortes podem chegar a 30 mil empregos corporativos, dependendo do avanço das reavaliações internas nas áreas administrativas e de tecnologia.

Nos últimos meses, a Amazon promoveu reduções graduais em diversas divisões, incluindo as unidades de livros, dispositivos e serviços, além da Wondery, responsável pela área de podcasts.

O presidente-executivo da companhia, Andy Jassy, já havia antecipado em junho que a expansão do uso de IA generativa deve reduzir o número total de funcionários corporativos nos próximos anos. Ele destacou que a automação e o uso de agentes de IA estão transformando processos internos e reduzindo a necessidade de tarefas repetitivas.

Empresas de tecnologia em todo o mundo vêm substituindo funções operacionais por ferramentas de IA, capazes de gerar código, otimizar sistemas e realizar atendimentos automatizados — uma tendência que, segundo analistas, deve continuar acelerando o processo de reestruturação no setor.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business