TECNOLOGIA
Ameaça de Trump à Apple pode impactar consumidores brasileiros
Por Redação - Em 26/05/2025 às 12:01 AM

Se a Apple levar a produção para os EUA, o custo dos aparelhos pode triplicar
O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor uma tarifa de 25% a empresas como Apple e Samsung caso elas não transfiram sua produção para território americano. A declaração, feita na última sexta-feira (23), elevou a tensão nos mercados e pode ter reflexos no bolso dos consumidores brasileiros.
Especialistas alertam que, se a Apple levar a produção para os EUA, o custo dos aparelhos pode triplicar. Um iPhone, por exemplo, passaria de US$ 1 mil para até US$ 3,5 mil, segundo Dan Ives, da Wedbush Securities. A mudança elevaria também o valor do produto no Brasil, país onde o iPhone já é um dos mais caros do mundo, devido à alta carga tributária.
Por outro lado, se a Apple optar por manter a produção na Ásia e arcar com a tarifa americana, pode buscar compensar as perdas expandindo em mercados emergentes, como o Brasil. Isso poderia levar a uma eventual redução de preços por aqui.
Apesar das especulações, o cenário permanece incerto, considerando o histórico de Trump em recuar de medidas similares, como no caso das tarifas sobre produtos chineses.
Mais notícias
Orla do Rio em festa




























