TEMPORADA DE BALANÇOS
América Latina lidera crescimento de lucros no 2º trimestre de 2025
Por Redação - Em 08/09/2025 às 4:27 PM

O setor de telecomunicações liderou os ganhos, com salto de 383,6% no lucro
A temporada de balanços do segundo trimestre confirmou a América Latina como destaque global em desempenho corporativo. Segundo relatório da Bloomberg Intelligence, as companhias da região registraram alta média de 3,8% no Ebitda e devem alcançar o maior crescimento de lucros entre todas as regiões do mundo em 2025, com avanço projetado de quase 30%.
De acordo com o estudo, 39,7% das empresas superaram as expectativas de mercado no trimestre, enquanto 30,8% ficaram aquém do esperado. O resultado sustentou reação positiva nas bolsas de valores, com destaque para o Brasil.
O setor de telecomunicações liderou os ganhos, com salto de 383,6% no lucro, impulsionado pela recuperação da mexicana América Móvil. Já o segmento financeiro foi o único a registrar queda, com retorno sobre patrimônio 20% abaixo das projeções e lucro 60% menor em relação ao mesmo período de 2024.
Apesar da retração de 14,2% no Ebitda das companhias de commodities, o lucro líquido consolidado cresceu 36%. Empresas como Vale e Gerdau apresentaram queda nos resultados, mas não comprometeram o desempenho agregado da região.
No mercado acionário, os papéis da RD Saúde subiram 18,7% após a divulgação dos resultados, enquanto a Natura registrou a maior baixa. O setor de saúde foi o único com revisões 100% positivas, puxado pela Rede D’Or, que superou expectativas de lucro. Em contrapartida, comunicação e bens não essenciais tiveram 67% das avaliações rebaixadas.
O levantamento aponta ainda que quase metade das empresas e setores analisados (49%) tiveram rating reduzido após os balanços, enquanto 36% foram revisados para cima. O documento também destaca cortes nas projeções do Banco do Brasil e aumento das expectativas para o BTG Pactual.
Mesmo após ajustes decorrentes das tarifas impostas pelos Estados Unidos em abril, os acordos comerciais e a resiliência das companhias mantêm a América Latina como protagonista do crescimento global em 2025.
Mais notícias
Conexão Criativa



























