INTERLOCUÇÃO QUALIFICADA
Amílcar Silveira entrega à Alece conjunto de propostas ao agronegócio do Ceará
Por Marcelo Cabral - Em 23/01/2026 às 2:07 PM
O setor agropecuário cearense está em busca da modernização e do fortalecimento institucional. Nesta segunda-feira (26), às 11 horas, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, um conjunto de propostas legislativas voltadas ao aprimoramento do ambiente de negócios no campo e ao estímulo ao empreendedorismo rural. Quem receberá o documento com as demandas será o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri.

Amílcar Silveira entregará o documento na Assembleia Legislativa do Ceará Foto: Divulgação
A agenda apresentada pela entidade reúne medidas que impactam diretamente cadeias produtivas estratégicas para a economia do Estado, como a fruticultura irrigada, a pecuária leiteira, a carcinicultura e a piscicultura. O objetivo é criar bases mais modernas, eficientes e seguras para a produção, alinhando competitividade econômica, sustentabilidade e segurança jurídica.
Entre os eixos centrais das propostas estão a redução da burocracia, o incentivo à formalização das atividades produtivas, a ampliação da liberdade de empreender e o fortalecimento de mecanismos regulatórios capazes de oferecer previsibilidade aos investidores e produtores rurais. A Faec defende que um ambiente institucional mais ágil e claro é essencial para impulsionar o desenvolvimento do interior do Ceará e ampliar a geração de emprego e renda no campo.
O conjunto de medidas inclui ainda a modernização do marco regulatório do setor, o estímulo à interiorização da carcinicultura – atividade de forte potencial econômico -, a criação de um Tribunal Administrativo Ambiental, com foco na celeridade e especialização das decisões, além da proposta de indenização automática a consumidores por interrupções no fornecimento de energia elétrica em todo o território cearense, tema sensível para a produtividade rural.
Ao levar essas proposições ao Legislativo estadual, a Faec reforça seu papel como interlocutora qualificada do agronegócio cearense e sinaliza uma atuação propositiva, orientada para o futuro. A iniciativa também evidencia a convergência entre o setor produtivo e o Parlamento na construção de soluções estruturantes para um agro mais moderno, competitivo e sustentável – um movimento que dialoga com as demandas de uma economia cada vez mais integrada e exigente.
Mais notícias
Representante do Supremo

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)



























