INOVAÇÃO

Aneel deve implementar tarifas inteligentes de energia a partir de 2026

Por Redação - Em 08/10/2025 às 5:20 PM

Energia Energia Elétrica Lâmpada Agência Brasil

O novo modelo permitirá que os consumidores ajustem o uso de energia conforme variações de preço ao longo do dia FOTO: Agência Brasil

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou, nessa terça-feira (7), que o Brasil deve começar a adotar tarifas inteligentes de energia elétrica a partir de 2026. O novo modelo permitirá que os consumidores ajustem o uso de energia conforme variações de preço ao longo do dia, pagando mais barato em períodos de menor demanda.

Segundo Feitosa, a iniciativa faz parte do processo de modernização tarifária, em desenvolvimento desde 2022. Atualmente, nove projetos experimentais, conhecidos como sandboxes tarifários, estão em andamento para testar diferentes formatos de precificação.

“Precisamos oferecer ao consumidor um sinal mais rápido e claro. Hoje existe a bandeira tarifária, mas queremos avançar para um modelo com sinal diário e por horário, mostrando quando a energia está mais cara ou mais barata”, explicou o diretor.

A proposta também prevê tarifas diferenciadas por região, considerando áreas com maior índice de perdas não técnicas, como furtos de energia.

Feitosa adiantou que os estudos técnicos devem ser concluídos até o fim deste ano, com as primeiras regulamentações entrando em vigor no início de 2026. “Alguns projetos estão mais avançados que outros, mas nossa meta é iniciar a implementação no começo de 2026”, disse.

O modelo de tarifas inteligentes deve aproximar o país das práticas de mercado adotadas em economias mais desenvolvidas, incentivando o consumo consciente e melhorando a eficiência do sistema elétrico nacional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business