peso do nome
As 100 marcas mais valiosas do Brasil ultrapassam US$ 77 bilhões
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 22/04/2025 às 9:00 AM

O setor financeiro domina a lista: além do Itaú, estão entre as dez mais valiosas o Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Foto: Divulgação/Itaú
As 100 marcas mais valiosas do Brasil somam, em 2024, US$ 77,25 bilhões, um avanço de 4% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da consultoria Brand Finance.
O Itaú lidera o ranking pelo oitavo ano consecutivo, mesmo com uma queda de 4,4% no valor de marca, agora estimado em US$ 8,4 bilhões. O recuo é atribuído à diminuição da força da marca, influenciada pela menor propensão dos clientes a recomendá-la, conforme revela a pesquisa.
O setor financeiro domina a lista: além do Itaú, estão entre as dez mais valiosas o Banco do Brasil, Bradesco e Caixa. Também são os bancos que lideram o índice de percepção de sustentabilidade, com destaque para o Itaú, que alcança US$ 573 milhões em valor percebido nesse aspecto, seguido por Banco do Brasil (US$ 396 mi) e Bradesco (US$ 328 mi).
A Localiza foi a marca com maior crescimento percentual do ano, quase dobrando seu valor e saltando da 16ª para a 7ª posição. O varejo também registrou altas expressivas: Pão de Açúcar (+65%) e Extra (+59%).
Na avaliação da força da marca, a Natura segue na liderança, apesar da queda de 2,2% no valor, com 89 pontos no Brand Strength Index.
Estreantes no ranking
Cinco novas marcas ingressaram no top 10 de força: Brahma, Sadia, Perdigão, Sul América e BB Seguridade.
A Brand Finance também destaca o “gap de sustentabilidade”, que mede a diferença entre a percepção e o valor real da marca nesse campo. Bradesco (US$ 51 mi), Itaú (US$ 44 mi) e Caixa (US$ 38 mi) lideram nesse indicador.
Para Eduardo Chaves, sócio-diretor da Brand Finance Brasil, o ambiente de negócios no país ainda enfrenta entraves estruturais. “Enquanto não houver avanços significativos em reformas como a tributária, não veremos um salto na atratividade do Brasil para o investidor estrangeiro”, afirma.
Mais notícias
Conexão Criativa



























