DIZ BANCO CENTRAL

Atividade econômica brasileira avança 0,7% em novembro

Por Redação - Em 16/01/2026 às 1:16 PM

Orçamento, Economia, Calculadora,

O IBC-Br é utilizado pelo mercado e por analistas como um referencial antecipado da tendência do PIB oficial

O Banco Central do Brasil informou que o IBC-Br, indicador considerado prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 0,7% em novembro na comparação com outubro, apontando aceleração da atividade econômica no fim de 2025.

O desempenho positivo foi puxado pelos setores de indústria, com crescimento de 0,8%, e serviços, que avançou 0,6% no mês. Em contraste, a agropecuária registrou retração de 0,3% na mesma base de comparação.

No cálculo dessazonalizado, o resultado indica que a economia brasileira manteve ritmo de expansão em novembro, após períodos de desempenho mais moderado ao longo do ano.

O IBC-Br é utilizado pelo mercado e por analistas como um referencial antecipado da tendência do PIB oficial, ainda divulgado pelo IBGE, e oferece uma leitura da evolução da atividade antes dos números finais.

Economistas avaliam que a continuidade do crescimento pode influenciar projeções para o fechamento de 2025 e início de 2026, embora o cenário global e doméstico continue desafiador em termos de inflação e política monetária.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business