TURISMO EM ALTA

Aviação brasileira cresce 10% em 2025 e atinge 84,9 milhões de passageiros até agosto

Por Redação - Em 07/10/2025 às 2:22 PM

Somente em agosto, os voos nacionais transportaram 8,7 milhões de passageiros, o melhor resultado para o mês

O transporte aéreo brasileiro segue em trajetória de expansão. Entre janeiro e agosto de 2025, os aeroportos do país registraram a movimentação de 84,9 milhões de passageiros em voos nacionais e internacionais, alta de aproximadamente 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o total foi de 77,2 milhões. Os dados integram o mais recente relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que monitora o setor desde 2000.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) manteve a liderança no ranking de movimentação, com 30,3 milhões de passageiros. Em seguida aparecem Congonhas (SP), com 15,6 milhões, e o Galeão (RJ), que somou 11,2 milhões.

Entre os três maiores terminais, o Galeão foi o que apresentou o melhor desempenho percentual: um crescimento de 24,7% frente a 2024, quando havia recebido cerca de 9 milhões de viajantes. Guarulhos teve avanço de 8%, e Congonhas, de 5,9%.

Recorde

Somente em agosto, os voos nacionais transportaram 8,7 milhões de passageiros, o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica da Anac. O indicador também marca 12 meses consecutivos de crescimento no segmento doméstico — um aumento de 8,5% em comparação com agosto de 2024.

São Paulo se consolidou como o principal hub aéreo do país, concentrando as principais rotas nacionais. No acumulado do ano, o trajeto São Paulo–Rio de Janeiro liderou com 4,7 milhões de passageiros, seguido por São Paulo–Paraná (4,4 milhões) e São Paulo–Santa Catarina (3,8 milhões).

Alta temporada

O cenário positivo do turismo brasileiro estimula as companhias aéreas a ampliarem a oferta de voos para o verão. As principais empresas do setor programaram mais de 111 mil viagens para a alta temporada, reforçando a expectativa de novo recorde de movimentação no fim do ano.

Turismo interno

O bom desempenho do setor aéreo também fortalece as políticas de incentivo ao turismo nacional. Entre elas, o programa “Conheça o Brasil: Voando”, do Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), busca ampliar a conectividade entre destinos regionais, estimular a circulação de viajantes dentro do país e impulsionar a geração de negócios.

Com o aumento sustentado da demanda e o reforço de iniciativas de estímulo ao turismo interno, o Brasil consolida um cenário de recuperação e expansão do setor aéreo, impulsionado por confiança, competitividade e novos hábitos de viagem dos brasileiros.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business