125 MILHÕES DE PESSOAS
Aviação nacional deve fechar 2025 com recorde na movimentação de passageiros
Por Marcelo Cabral - Em 12/08/2025 às 2:53 PM

Movimento nos aeroportos segue tendência crescente este ano Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
A aviação civil brasileira vive um momento de expansão e fortalecimento, impulsionada por investimentos estratégicos e crescimento consistente na movimentação de passageiros. Segundo dados da Secretaria Nacional de Aviação Civil, mais de 61,8 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos brasileiros entre janeiro e junho deste ano, alta de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. No mesmo intervalo de 2024, o total havia sido de 56,2 milhões.
O desempenho foi impulsionado, sobretudo, pelo mercado internacional, que registrou crescimento de 15,3%, somando 13,8 milhões de viajantes. No mercado doméstico, a movimentação ultrapassou 40 milhões de passageiros, com avanço de 8,6%. Com taxa média de ocupação das aeronaves em 83,5%, a projeção do Governo Federal é encerrar o ano com a marca de 125 milhões de passageiros transportados. Caso confirmada, a expectativa representará novo recorde histórico, consolidando a aviação civil como um dos principais vetores de desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Foco no transporte aéreo regional
Entre as prioridades do Governo Federal está a integração de regiões historicamente menos atendidas, com foco especial na Amazônia Legal e no Nordeste. Por meio do Programa AmpliAR, está em curso a estruturação de concessões simplificadas para 19 aeroportos nessas regiões do País, com a meta de atrair R$ 1,3 bilhão em investimentos. A iniciativa busca ampliar a conectividade e fomentar o desenvolvimento econômico e social das localidades atendidas.
O governo também anunciou o lançamento de uma linha de crédito via Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), com capacidade de liberar até R$ 4 bilhões. A medida, já em fase avançada de formalização junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), facilitará o acesso de companhias aéreas a recursos destinados à aquisição de aeronaves, implementação de inovações tecnológicas e uso de combustíveis sustentáveis.
Mais notícias
Registro Natalino



























