EX-ELETROBRAS

Axia projeta responder por 40% do Sistema Interligado Nacional em 2028

Por Redação - Em 05/02/2026 às 1:00 AM

Energia Elétrica Linha De Transmissão Foto Agência Brasil

A expansão decorre da construção de 2.261 quilômetros de novas linhas de transmissão que serão integrados à rede elétrica nacional até o ano-alvo FOTO: Agência Brasil

A Axia Energia, empresa de geração e transmissão que emergiu da antiga Eletrobras, deverá responder por 40% das linhas de transmissão que compõem o Sistema Interligado Nacional (SIN) em 2028, conforme projeções baseadas nas obras e contratos de leilões que a companhia está executando. O percentual projetado é três pontos percentuais acima da participação atual da empresa no sistema.

A expansão decorre da construção de 2.261 quilômetros de novas linhas de transmissão que serão integrados à rede elétrica nacional até o ano-alvo, elevando o total da malha que a Axia opera para 76.261 km. Esses ativos foram conquistados por meio de sete lotes de leilões arrematados nos últimos três anos, com investimentos estimados em cerca de R$ 6 bilhões desde a privatização em 2022.

O crescimento mais expressivo da infraestrutura está previsto para a região Nordeste, que receberá 1.957 km de novas linhas estendidas por estados como Ceará, Piauí, Bahia, Pernambuco e Alagoas. No cronograma de entrega, 304 km estão previstos para este ano em Minas Gerais e Santa Catarina; 845 km em 2027 entre Ceará e Piauí; e 1.112 km em 2028 na Bahia, Pernambuco, Alagoas, Piauí e Ceará.

O aumento de participação da Axia no SIN reforça a importância da empresa na infraestrutura de transmissão brasileira, em um momento em que o país busca ampliar a capacidade de escoamento de energia, especialmente a gerada por fontes renováveis. A maior presença de linhas operadas por uma única companhia pode, porém, elevar a relevância regulatória e de coordenação com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nos próximos anos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business