Get Together FORTALEZA

B2B Match, em parceria com o Grupo IN, traz Gilberto Peralta, da Airbus Brazil, para debater os desafios da liderança

Por Marlyana Lima - Em 31/07/2025 às 3:29 PM

Gilberto Peralta 04a

Gilberto Peralta, presidente da Airbus Brazil,  é o convidado especial do Get Together, promovido pela B2B Match, em parceria com o Grupo IN

O presidente da Airbus Brazil, Gilberto Peralta, é o convidado especial da terceira edição regional do Get Together, promovido pela B2B Match, em parceria com o Grupo IN de Comunicação, que desta vez desembarca em Fortaleza para reunir 60 personalidades de destaque entre CEOs e executivos C-Levels de grandes grupos empresariais e industriais atuantes no Ceará. O evento, que acontece no dia 7 de agosto no Hotel Gran Marquise, promete fomentar um ambiente de negócios mais dinâmico e conectado na região, com foco em networking de alto nível.

Com uma trajetória marcada pela solidez técnica e pela visão estratégica, Peralta é também presidente do Conselho de Administração da Helibras — única fabricante de helicópteros a turbina da América Latina — e membro dos conselhos da Azul Linhas Aéreas e do Ascensus Group. Seu nome tem se destacado no cenário empresarial por sua liderança em tempos desafiadores e por sua habilidade em alinhar inovação, cultura organizacional e resultados sustentáveis. Formado em engenharia mecânica e engenharia civil pela Universidade Católica de Petrópolis e fluente em cinco idiomas, Peralta construiu sua carreira em multinacionais de alta complexidade.

“A engenharia me deu a base do pensamento lógico e estruturado. Comecei como engenheiro de ‘chão de fábrica’ em 1980, isso foi muito importante para minha experiência inicial. Me deu uma base técnica sólida, capacidade analítica, conhecimento técnico específico na aviação e, acima de tudo, uma visão global e sistêmica da aviação em geral. As várias posições que assumi dentro da General Electric, ao longo de 39 anos, em quatro países, me deram a experiência administrativa e a maturidade emocional que só as grandes corporações podem oferecer.”

Durante sua passagem pela General Electric, onde chegou ao cargo de CEO da GE Brasil, Gilberto acumulou experiências enriquecedoras. “A resiliência a cenários complexos, a importância da adaptação cultural, a gestão de pessoas e, principalmente, incentivar os talentos, o relacionamento com todas as pessoas nos vários níveis profissionais, estar sempre atualizado nas novas tecnologias e inovações”, explica.

“Acredito que deixei um legado de liderança de capacidades duradouras para a geração que me sucedeu. Não só de resultados financeiros vive um líder. Tudo isso é uma bagagem que trouxe comigo para desenvolver minha atuação na Airbus Brazil”.

A entrada na Airbus Brazil aconteceu de forma natural, mesmo após um breve período de aposentadoria. “Depois de um ano comecei a achar que a vida de aposentado não é assim tão revigorante. Faltavam desafios. Tive alguns convites para voltar, mas o da Airbus foi especial. Eu já conhecia a empresa, pois uma das minhas experiências na GE foi trabalhar junto à Airbus, em Toulouse, gerenciando todo o relacionamento técnico e empresarial entre as duas empresas. Tinha muita afinidade cultural com o time da Airbus tanto no Brasil como no exterior. Transição tranquila embora feita no meio da pandemia”.

Inovação e tecnologia: pilares do setor aeroespacial

No comando da Airbus Brazil, Peralta reforça a importância de alinhar estratégia e inovação em um setor altamente regulado e competitivo. “Empresas de tecnologia, como no caso aeroespacial, são marcadas por planejamento de longo prazo, investimentos altíssimos diretos nos produtos, investimento contínuo em inovação e tecnologia e muita tolerância ao risco. Tudo isso, cercado por um ambiente regulatório que, às vezes, pode complicar o planejamento. A Airbus tem um foco em inovação e novas tecnologias, único. Para dar alguns exemplos: somos os inventores do “fly by wire” no comando de aeronaves comerciais, os primeiros aviões com materiais compostos, etc.”.

Liderança sem fronteiras

Gilberto Peralta também traz na bagagem uma vivência internacional robusta, tendo morado na França, Itália e Estados Unidos por 12 anos. Depois disso, passou mais de uma década dedicado ao mercado latino-americano. “A velocidade de adaptação à cultura é crucial. Tem que ter flexibilidade para se adaptar e aceitar as diferenças culturais. A rapidez na adaptação é muito importante. E, finalmente, saber aproveitar o melhor de cada local e cultura e celebrar todos os momentos felizes. Um líder global tem que ser capaz de equilibrar todas essas características”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business