INCERTEZAS

Banco Central alerta para cautela dos emergentes devido à política econômica dos EUA

Por Redação - Em 29/04/2025 às 11:53 AM

Banco Central CrÉdito Agência Brasil

O BC brasileiro considera que o Sistema Financeiro Nacional está bem posicionado FOTO: Agência Brasil

O Banco Central (BC) destacou, em seu Relatório de Estabilidade Financeira divulgado nesta terça-feira (29), que a política econômica dos Estados Unidos exige cautela dos países emergentes. A instituição aponta que as medidas comerciais adotadas pelos EUA têm gerado incertezas e afetado as expectativas do mercado global, criando dúvidas sobre o ritmo de desaceleração e desinflação em várias economias.

O relatório enfatiza que os principais bancos centrais ao redor do mundo continuam comprometidos com a redução das taxas de inflação para suas metas, mas que a situação externa demanda atenção. O BC brasileiro considera que o Sistema Financeiro Nacional (SFN) está bem posicionado, com baixa exposição ao risco cambial e pequena dependência de captação externa.

Apesar dos desafios externos, o Banco Central não vê riscos significativos para a estabilidade financeira do Brasil, destacando a robustez do sistema bancário, com capitalização e liquidez adequadas. Contudo, a instituição alerta para o aumento dos riscos fiscais e a possibilidade de desaceleração econômica, além da crescente inadimplência de famílias e empresas, refletindo um cenário de alto endividamento.

O BC também observou que, no segundo semestre de 2024, o crédito bancário para pessoas físicas acelerou, principalmente para financiamento de veículos e crédito não consignado, enquanto o crédito para empresas também registrou crescimento. A autoridade monetária estima que o impacto do atual ciclo de aumento de juros será significativo, embora mais moderado que no período de recessão de 2015-2016.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business