BC Protege +
Banco Central lança ferramenta gratuita para travar abertura indevida de contas
Por Redação - Em 01/12/2025 às 4:08 PM

O anúncio formaliza uma medida que o BC vinha estruturando desde maio, quando publicou regras para permitir que qualquer pessoa bloqueasse preventivamente a criação de contas em seu nome FOTO: Agência Brasil
O Banco Central (BC) apresentou nesta segunda-feira (1º) o BC Protege +, um novo serviço criado para dificultar golpes envolvendo abertura fraudulenta de contas. A iniciativa é gratuita e permite que cidadãos e empresas registrem, diretamente no Sistema Financeiro Nacional (SFN), que não autorizam a criação de novas contas vinculadas ao seu CPF ou CNPJ.
A restrição vale para contas de depósito, poupança e contas de pagamento pré-pagas. Uma vez ativada, impede a abertura de novas contas em qualquer instituição, ainda que o usuário já seja cliente do mesmo banco ou conglomerado financeiro.
O anúncio formaliza uma medida que o BC vinha estruturando desde maio, quando publicou regras para permitir que qualquer pessoa bloqueasse preventivamente a criação de contas em seu nome. Na época, o órgão indicou que o lançamento ocorreria em dezembro, mas ainda sem definição do nome do serviço.
Com o BC Protege +, o Banco Central busca fortalecer a segurança do sistema e oferecer uma camada adicional de proteção contra golpes que exploram dados pessoais.
Mais notícias
INFRAESTRUTURA CONECTADA




























