Lei Magnitsky
Bancos brasileiros estão preparados para lidar com sanções, diz André Esteves
Por Redação - Em 26/08/2025 às 12:01 AM

“O Brasil já possui centenas de indivíduos sancionados, e os bancos sabem como proceder em situações como essa”, disse o sócio do BTG Pactual
O sócio-controlador do BTG Pactual, André Esteves, afirmou, nessa segunda-feira (25), em evento realizado em São Paulo, que o sistema financeiro brasileiro já está acostumado a lidar com sanções internacionais e tem estrutura para enfrentar novos cenários de restrição.
A declaração foi feita após a recente aplicação da Lei Magnitsky pelos Estados Unidos contra o ministro do STF, medida que gerou dúvidas sobre a atuação de bancos que mantêm vínculos com pessoas ou instituições alvo das punições. Na semana passada, as cinco maiores instituições financeiras do país perderam juntas cerca de R$ 42 bilhões em valor de mercado diante das incertezas.
“Sanções não são novidade para o setor. O Brasil já possui centenas de indivíduos sancionados, e os bancos sabem como proceder em situações como essa. Não vejo risco de desarmonia institucional”, afirmou Esteves.
A preocupação do mercado aumentou depois que o ministro do STF Flávio Dino defendeu que apenas a Justiça brasileira pode autorizar a aplicação de leis estrangeiras no país. Para especialistas, a posição abre um impasse: empresas podem ser penalizadas nos EUA se não seguirem as restrições, ou descumprir a legislação brasileira caso optem por acatar integralmente as sanções americanas.
Mais notícias
Impacto econômico




























