BCG diz que digital pode influenciar comércio internacional em até US$ 1,5 trilhão
Por Admin - Em 02/10/2019 às 4:01 PM
Com pequena participação na conjuntura do comércio entre países – ou cross-border –, a digitalização tem se tornado cada vez mais importante na expansão das vendas para o exterior.
Um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) intitulado Global Trade Goes Digital estima que, este ano, o meio digital influenciará a movimentação de US$ 800 bilhões a US$ 1,5 trilhão em transações internacionais, que pode chegar a 6% do comércio global.
Para chegar a este valor, o BCG realizou dois tipos de avaliação. Primeiro, por meio da aproximação bottom-up (da base para o topo) definiu três categorias de comércio transfronteiriço que são ativadas diretamente pelo digital.
A primeira seria que o digital interfere na maneira como são feitas as transações, notabilizada pelo e-commerce. A segunda é que interfere no tipo de produto vendido, como e-books e plataformas steaming. E a terceira é que o digital interfere na maneira e no produto vendido, como Uber, Google ou Facebook.
Analisando uma série de indicadores de mercado, calculou-se a dimensão somada das três categorias acima, cujo valor estimado é de US$ 800 bilhões. Mas por meio da aproximação top-down (de cima para baixo), este valor pode chegar a US$ 1,5 trilhão.
Portanto, empresas que quiserem ampliar as vendas para o exterior a partir do digital terão um grande desafio: se adaptar ao número cada vez maior de medidas restritivas impostas por governos de diversos países.
Para isso, precisam adotar algumas medidas como: analisar sua exposição virtual no contexto internacional; integrar agendas digital e global, e ter muita atenção às mudanças que acontecem no mundo globalizado, especialmente na política, na tecnologia e no mercado.

Estudo mostra que as empresas precisam realizar análises de diversos indicadores de mercado
Foto: Divulgação
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