INVESTIMENTOS DE R$ 6,2 BI

Beto Studart conhece o maior projeto de PPP de esgotamento sanitário do País

Por Marcelo - Em 25/09/2023 às 6:08 PM

Os diretores da Ambiental Ceará receberam, na manhã desta segunda-feira (25), o presidente da BSPAR Incorporações, Beto Studart, no escritório da empresa, localizado no BS Design. Na oportunidade, BS e os diretores da BSPAR – Renata Paula Santiago, Renata Santos e Fábio Albuquerque -, conheceram o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) de esgotamento sanitário, firmado com a Cagece, que irá universalizar o acesso à rede de esgoto em 24 municípios cearenses, beneficiando 4,3 milhões de pessoas.

Beto Studart, Fábio Albuquerque, André Facó e Águeda Muniz

Durante a visita, o diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó, apresentou os investimentos, as metas de cobertura e as obras previstas para cada cidade atendida pela PPP. “Serão R$ 6,2 bilhões investidos em obras de infraestrutura, que permitirão elevar a cobertura de esgoto, em dez anos, para 90% da população desses municípios. Esta é a maior Parceria Público-Privada do País, um projeto inovador que irá transformar a realidade de milhares de cearenses”, destacou.

A diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, acrescentou que junto da operação, é realizado o diálogo com a população e o trabalho de conscientização sobre a importância do esgotamento sanitário. “Uma das nossas iniciativas é o programa Afluentes. Por meio dele, reunimos as lideranças para estarmos mais próximos das pessoas, compreender as demandas das comunidades e poder atuar de forma eficiente e humana”, reforçou.

A equipe da BSPAR conheceu o Centro de Operações Integradas (COI), que acompanha 24 horas por dia, mais de 400 Estações Elevatórias e de Tratamento de Esgoto (EEEs) e (ETEs) dos 24 municípios atendidos pela Ambiental Ceará. “Por meio desta tecnologia, podemos saber como o sistema de esgotamento sanitário está operando. Em tempo real, acompanhamos os níveis de poços, status de bombas, identificação de falhas, estruturas eletromecânicas e as atividades das equipes em campo, fazendo a integração entre o que acontece fora e dentro das unidades de gestão do saneamento”, explicou Fernando Lima, diretor de Operações da Ambiental Ceará.

PPP de esgoto

Por meio da Parceria Público-Privada firmada com a Cagece, a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação, operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. A Ambiental Ceará, em parceria com a Cagece, irá cumprir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que determina que 90% da população tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até o ano de 2033, avançando para 95% em 2040.

Renata Paula, Fábio Albuquerque, Renata Santos, Águeda Muniz, Beto Studart, Fernando Lima e André Facó

Mais notícias

Ver tudo de IN Business