Revitalização imobiliária

BNB aposta no retrofit para reocupar centros urbanos e destravar R$ 5 bi em crédito

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 18/05/2025 às 6:00 AM

Luiz Abel Amorim De Andrade Foto Divulgacao Bnb E1722036440308

Segundo Luiz Abel Amorim, diretor de Negócios do BNB, a iniciativa tem foco direto em construtoras e pode ser acessada tanto de forma direta quanto por meio de PPPs Foto: Divulgação/BNB

O Banco do Nordeste (BNB) está colocando à disposição do setor da construção civil uma linha de crédito robusta para fomentar um modelo de requalificação urbana que vem ganhando tração no país: o retrofit. Em 2025, serão R$ 5 bilhões disponíveis, via Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), para financiar a transformação de imóveis antigos em ativos comerciais ou residenciais nos centros urbanos.

O retrofit – termo que designa a modernização de edifícios preservando suas estruturas originais – tem se firmado como alternativa inteligente à demolição, permitindo a reocupação de áreas centrais hoje marcadas por ociosidade e degradação. Na prática, é uma reinterpretação do velho com funcionalidade atual e apelo econômico.

Os financiamentos serão ofertados pela linha FNE Industrial, com prazos de até 15 anos e carência de até cinco. Segundo Luiz Abel Amorim, diretor de Negócios do BNB, a iniciativa tem foco direto em construtoras e pode ser acessada tanto de forma direta quanto por meio de parcerias público-privadas (PPPs). “Além de estimular o investimento privado, o retrofit ajuda a oxigenar os centros urbanos, atraindo pessoas e serviços de volta às áreas mais antigas das cidades”, afirma.

Soluções estruturais para desafios urbanos

A iniciativa do BNB atende a uma demanda crescente dos estados nordestinos por instrumentos de planejamento urbano capazes de equilibrar o crescimento desordenado com o alto número de imóveis subutilizados. Estima-se que o déficit habitacional da região ultrapasse 1,7 milhão de residências.

Autorizado pelo Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), o uso do FNE para retrofit tem duplo efeito: estimula o setor da construção civil e contribui para redesenhar o papel econômico dos centros históricos. O crédito está disponível para toda a área de atuação do banco, que inclui os nove estados do Nordeste, além do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business