Desenrola Rural

BNB inicia campanha para renegociar crédito agrícola com até 80% de desconto

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 02/05/2025 às 6:00 AM

Desenrola Rural Bnb

Após o lançamento em Limoeiro, o atendimento aos produtores seguirá nas 45 agências do BNB no Ceará e em eventos itinerantes nas demais microrregiões Foto: Divulgação

O Banco do Nordeste inicia nesta sexta-feira (2), em Limoeiro do Norte (CE), o programa Desenrola Rural, voltado para a regularização de dívidas de pequenos produtores enquadrados no Pronaf. O evento acontece na sede da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), a partir das 8h30, e marca o início de uma força-tarefa que deve beneficiar cerca de 50 mil agricultores familiares em situação de inadimplência no estado.

Os descontos oferecidos pelo banco chegam a 80% para liquidação à vista e a 65% para renegociações. No total, mais de 70 mil contratos firmados entre 2012 e 2022, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), estão aptos à renegociação. Juntos, esses contratos somam mais de R$ 420 milhões em dívidas.

Atendimento também nas agências

Após o lançamento em Limoeiro, o atendimento aos produtores seguirá nas 45 agências do BNB no Ceará e em eventos itinerantes nas demais microrregiões. A expectativa é ampliar o alcance da campanha, que conta com apoio do Incra, Ematerce, Governo do Estado, Fetraf-Ceará, Fetraece e Prefeitura de Limoeiro do Norte, além do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Para aderir ao Desenrola Rural, o agricultor deve apresentar documento de identificação, CPF e comprovante de residência. Também é possível consultar previamente a elegibilidade pelo site do Banco do Nordeste, informando CPF e data de nascimento.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business