PRAZO FINAL
BNB oferece descontos de até 80% para produtores rurais regularizarem dívidas
Por Marcelo Cabral - Em 03/12/2025 às 4:45 PM
O mês de dezembro marca a reta final para que agricultores regularizem suas dívidas com o Banco do Nordeste (BNB) e tenham acesso a descontos que podem chegar a 80%. No último dia útil do ano se encerra o Desenrola Rural, iniciativa que integra o Programa de Regularização de Dívidas e Facilitação de Acesso ao Crédito Rural da Agricultura Familiar.

Produtores rurais têm a oportunidade de renegociar as suas dívidas Foto: Tibico Brasil/BNB
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o programa do Governo Federal permite que produtores em situação de inadimplência junto ao BNB voltem à adimplência em condições especiais. Há ainda a possibilidade de renegociação das dívidas, com abatimentos que podem atingir 65%.
O gerente executivo do Banco do Nordeste, Evacir de Oliveira Júnior, alerta que o prazo exige atenção redobrada por parte dos agricultores. “Ainda temos mais de 27 mil operações enquadráveis em Minas Gerais, de 21 mil clientes. Até o momento, não há qualquer indício de que o benefício possa ser prorrogado para o próximo ano, então é importante que os agricultores procurem o BNB o quanto antes para formalizar a sua adesão e aproveitarem as condições vigentes”, adverte.
Têm direito ao Desenrola Rural os produtores que contrataram operações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), entre 1º de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2022, e que estejam atualmente com parcelas em atraso.
Os interessados podem consultar, no portal do Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br), a página do Desenrola Rural para verificar se seu contrato se enquadra nas regras do programa – bastando informar CPF e data de nascimento do titular. Também é possível conferir operações enquadráveis e solicitar cálculo atualizado por meio do WhatsApp oficial da instituição: (85) 4020-0004.
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA




























