Crédito regional
BNB projeta R$ 29 bilhões para pequenos e médios negócios e mira expansão do varejo em 2025
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 19/05/2025 às 4:51 PM

Paulo Câmara, presidente do BNB, e Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza Foto: Douglas Filho
Em meio a um cenário de estabilidade fiscal e bons resultados operacionais, o Banco do Nordeste (BNB) reforça sua estratégia de fortalecimento do varejo regional com projeções ambiciosas para 2025. A instituição pretende destinar R$ 29,32 bilhões exclusivamente para micro, pequenas e médias empresas, com prioridade para o setor de comércio e serviços, responsável por boa parte da base produtiva da região.
O plano foi apresentado nesta segunda-feira (19) durante reunião com diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza. Na ocasião, o presidente do BNB, Paulo Câmara, destacou as oportunidades de investimento disponíveis aos empresários varejistas por meio das linhas do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
No Ceará, somente neste ano, quase R$ 1,9 bilhão está reservado para empresas do setor, com foco em franquias, reformas, modernização de lojas, aquisição de máquinas e capital de giro.
Mais crédito para quem faz
O banco já observa aumento significativo na demanda. Em 2024, as contratações junto a micro e pequenas empresas no estado ultrapassaram R$ 1 bilhão, em mais de 7.500 operações — alta de 8% no volume e 12% no número de operações em relação ao ano anterior. Nos primeiros três meses de 2025, o ritmo se manteve: já são R\$ 170 milhões contratados em 1.360 operações.
Na área de atuação do FNE, os dados também impressionam: o BNB registrou operações de crédito em 100% dos municípios cobertos pelo fundo, com 62% dos recursos aplicados em portes prioritários. Programas como o Crediamigo e Agroamigo seguem como pilares no acesso ao crédito produtivo orientado.
Modernização e agilidade
Com os olhos voltados para o futuro, a instituição aposta em ferramentas como a Fábrica de Projetos — que oferece suporte técnico na formatação de propostas de financiamento — e em soluções digitais baseadas em inteligência artificial para agilizar o atendimento e personalizar as ofertas.
A estratégia do banco também contempla a criação de uma subsidiária voltada à gestão de ativos, além de linhas específicas para infraestrutura, saneamento e transição energética. O objetivo é oferecer um ecossistema completo de apoio ao crescimento empresarial, com foco em sustentabilidade e competitividade.
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