EXCELÊNCIA NOS PROCESSOS

BNB recebe nota MQ2.br da Moody’s Brasil na área de gestão de investimentos

Por Marcelo Cabral - Em 20/12/2024 às 10:14 AM

O Banco do Nordeste (BNB) recebeu nota MQ2.br da renomada agência de classificação de riscos, Moody’s Local Brasil, em sua Avaliação de Qualidade de Gestor de Investimentos. Essa classificação, a segunda mais elevada no escopo de análise da agência, reflete a excelência da gestão de investimentos e do atendimento aos cotistas de fundos levantados pela instituição.

Thiago Nogueira está à frente da Diretoria de Ativos de Terceiros do Banco do Nordeste                                                           Foto: Fernando Cavalcante

A análise da Moody’s abrangeu os processos e resultados da Diretoria de Ativos de Terceiros (BNB Asset), destacando a qualidade “muito boa” da gestão. A avaliação ressalta que o banco opera com um processo de investimentos robusto, amparado por supervisão rigorosa e pelo suporte de sua controladora. Entre os diferenciais apontados estão a infraestrutura compartilhada de backoffice, gestão de riscos, compliance e tecnologia, elementos fundamentais para o desempenho de excelência do gestor.

O arcabouço de gestão de risco do BNB Asset é abrangente, abrangendo aspectos cruciais como crédito, concentração, mercado, liquidez e operacional“, detalha o comunicado oficial da Moody’s. Outro ponto que sustenta a classificação elevada é a diversificação das estratégias aplicadas aos fundos e à concentração da base de clientes.

Expansão dos ativos

Essa estrutura possibilita a geração de retornos consistentes, somada ao crescimento contínuo dos ativos sob gestão. O BNB Asset se beneficiou especialmente do cenário favorável para investimentos em renda fixa, ampliando captações em fundos abertos. Além disso, tem uma base de investidores combinando correntistas individuais do Banco do Nordeste com empresas (corporates) e Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

De acordo com Thiago Nogueira, diretor de Ativos de Terceiros do Banco do Nordeste, a conquista da nota MQ2.br representa a confirmação da solidez da instituição. “Atingir um patamar próximo à avaliação máxima demonstra nossa capacidade de manter segurança e eficiência na gestão de ativos, mesmo em um contexto de expansão da base de clientes e de recursos sob gestão”, afirma o executivo.

Com mais de R$ 16 bilhões sob gestão, o BNB se destaca como o maior gestor de ativos do Norte e Nordeste do Brasil. “Essa avaliação independente da Moody’s reforça nossa decisão no mercado, fortalecendo nossa posição e a prospecção de novos investidores“, conclui Thiago Nogueira.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business