EXPORTAÇÕES

Brasil aciona OMC contra tarifas dos EUA sobre produtos nacionais

Por Redação - Em 06/08/2025 às 2:03 PM

Conteiner, Exportações Foto Frepik

O Brasil reforça sua posição de defesa dos interesses comerciais nacionais no cenário multilateral, FOTO: Frepik

O governo brasileiro protocolou nesta quarta-feira (6) um pedido de consulta na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os Estados Unidos, em resposta às novas tarifas impostas por Washington às exportações do Brasil. A medida foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e tem como objetivo questionar formalmente a legalidade das sanções comerciais aplicadas pelo governo norte-americano.

O acionamento da OMC foi autorizado na segunda-feira (4) pelo Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Na ocasião, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, já havia antecipado a decisão, indicando que caberia ao presidente Lula definir os próximos passos.

Embora represente um gesto político relevante, a iniciativa tem efeito limitado no curto prazo. Isso porque o órgão de apelação da OMC — responsável por julgar disputas comerciais — permanece inoperante devido ao bloqueio dos EUA na nomeação de novos membros.

Ainda assim, o Brasil reforça sua posição de defesa dos interesses comerciais nacionais no cenário multilateral, ao mesmo tempo em que pressiona por mudanças na governança da OMC.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business