EXPORTAÇÕES
Brasil aciona OMC contra tarifas dos EUA sobre produtos nacionais
Por Redação - Em 06/08/2025 às 2:03 PM

O Brasil reforça sua posição de defesa dos interesses comerciais nacionais no cenário multilateral, FOTO: Frepik
O governo brasileiro protocolou nesta quarta-feira (6) um pedido de consulta na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os Estados Unidos, em resposta às novas tarifas impostas por Washington às exportações do Brasil. A medida foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e tem como objetivo questionar formalmente a legalidade das sanções comerciais aplicadas pelo governo norte-americano.
O acionamento da OMC foi autorizado na segunda-feira (4) pelo Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Na ocasião, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, já havia antecipado a decisão, indicando que caberia ao presidente Lula definir os próximos passos.
Embora represente um gesto político relevante, a iniciativa tem efeito limitado no curto prazo. Isso porque o órgão de apelação da OMC — responsável por julgar disputas comerciais — permanece inoperante devido ao bloqueio dos EUA na nomeação de novos membros.
Ainda assim, o Brasil reforça sua posição de defesa dos interesses comerciais nacionais no cenário multilateral, ao mesmo tempo em que pressiona por mudanças na governança da OMC.
Mais notícias
Conexão Criativa



























