AGRONEGÓCIO & EXPORTAÇÃO
Brasil amplia acesso a mercados e impulsiona exportações agropecuárias para Ásia e Europa
Por Suzete Nocrato - Em 19/03/2026 às 8:00 AM

A Turquia é um dos dez maiores importadores mundiais de castanha de caju. Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura
O Brasil avança em sua estratégia de internacionalização do agronegócio brasileiro ao concluir negociações que autorizam a exportação de novos produtos para mercados estratégicos. As medidas incluem a liberação de vendas de macadâmia e castanha de caju para a Turquia, além da autorização para exportação de carne suína resfriada para Singapura — movimentos que reforçam a presença do país em cadeias globais de alto valor agregado.
O mercado turco se destaca como um dos dez maiores importadores mundiais de castanha de caju, o que amplia o potencial de expansão para produtores brasileiros. Em 2025, o Brasil exportou mais de US$ 3,2 bilhões em produtos agropecuários para a Turquia, com protagonismo de commodities como soja em grãos, algodão e café, consolidando uma relação comercial robusta e em crescimento.
No caso de Singapura, a abertura para a carne suína resfriada complementa um fluxo comercial já consolidado. Em 2025, o país asiático importou mais de US$ 710 milhões em produtos agropecuários brasileiros, com destaque para carnes, café e itens de origem vegetal. A ampliação do portfólio exportado tende a fortalecer a competitividade brasileira no segmento de proteína animal e alimentos de maior valor agregado.
Segundo dados do governo, as novas autorizações elevam para 548 o número de aberturas de mercado para o agronegócio brasileiro desde o início de 2023, evidenciando uma política ativa de expansão comercial e diversificação de destinos.
Mais notícias
Política Fiscal

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)



























