Plano Brasis
Brasil antecipa metas e projeta chegada de 8 milhões de turistas estrangeiros este ano
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 20/05/2025 às 3:05 PM

Para freixo, Brasil tem tudo para alcançar marca de 8 milhões de turistas internacionais ainda este ano Foto: Renato Vaz/Embratur
O Brasil deve ultrapassar, ainda em 2025, a marca de 8 milhões de visitantes internacionais — meta que inicialmente só seria atingida em 2026. A projeção foi feita nesta segunda-feira (19), no Rio de Janeiro, durante a abertura do Visit Brasil Summit, evento que marcou o lançamento do novo Plano Internacional de Marketing Turístico do país, o Plano Brasis.
Com 4,4 milhões de turistas estrangeiros no primeiro quadrimestre do ano, o crescimento de 51% em relação a 2024 é reflexo de uma estratégia que reposiciona a imagem do Brasil no exterior, com foco em diversidade cultural, sustentabilidade e inovação.
“Queremos um turismo com identidade, que represente nossa hospitalidade e a potência dos muitos Brasis que temos”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Diversidade como vantagem competitiva
A expectativa é de que a receita gerada pelo turismo internacional também supere os US$ 7,3 bilhões registrados no ano passado. Para Freixo, a vantagem competitiva brasileira está na proximidade com grandes mercados da América do Sul, na diversidade de experiências e na hospitalidade como marca nacional. “Enquanto outros destinos erguem barreiras, o Brasil abre os braços.”
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou que o setor já emprega mais de 7 milhões de brasileiros e cresce acima de setores tradicionais, como as exportações de café e algodão. O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou o papel das micro e pequenas empresas, que respondem por 97% dos empreendimentos do setor.
Turismo como vetor de transformação
O evento também promoveu debates sobre turismo inclusivo, sustentável e diverso, reunindo autoridades, especialistas e lideranças comunitárias. Para a escritora Conceição Evaristo, uma das participantes, “o futuro do turismo é ancestral”. O recado está dado: o mundo quer conhecer o Brasil — e o Brasil está pronto para mostrar tudo o que é.
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