INFRAESTRUTURA ROBUSTA

Brasil avança em políticas digitais e Ceará consolida o seu protagonismo global

Por Marcelo Cabral - Em 20/08/2025 às 8:10 AM

O Ministério das Comunicações apresentou, durante o Simpósio TelComp Brasília 2025, iniciativas decisivas para o fortalecimento da transformação digital no País. Entre os anúncios, ganharam destaque a Política Nacional de Cabos Submarinos e a Política Nacional de Data Centers, pilares estratégicos para inserir o Brasil de forma mais competitiva na economia digital global. O evento na capital federal ocorreu nesta terça-feira (19).

Secretário Hermano Tercius destacou a relevância do aspectos regulatórios e de segurança para o setor                                   Foto: Shizuo Alves/MCom

Representando a Pasta, o secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, abriu o ciclo de debates sobre a construção de um ecossistema nacional de infraestrutura digital. As discussões abrangeram a expansão de data centers, além de aspectos regulatórios e de segurança essenciais para democratizar a conectividade. Segundo Tercius, a participação da sociedade no processo de formulação dessas políticas é fundamental para consolidar avanços de longo prazo.

“Temos em andamento duas Tomadas de Subsídios muito importantes, que darão origem a políticas nacionais estruturantes. Uma delas, aguardada há anos pelo setor de telecomunicações, é a Política Nacional de Cabos Submarinos, já concluída. A outra, lançada na última sexta-feira (15), é a Política Nacional de Data Centers. São iniciativas que dialogam entre si e que serão fundamentais para o desenvolvimento do País”, afirma o secretário.

Ceará tem posição de destaque em TI

A relevância do tema ganha ainda mais força ao se considerar o papel singular do Ceará nesse cenário. Fortaleza tornou-se a principal porta de entrada de cabos submarinos no Brasil, recebendo todas as conexões de fibra óptica que ligam o País diretamente aos Estados Unidos, à Europa e à África. Esse ativo estratégico transformou a capital cearense em um dos pontos mais importantes de interconexão digital do mundo.

Além da posição geográfica privilegiada, o Ceará já abriga uma infraestrutura robusta de data centers de variados portes. Entre os empreendimentos em execução está o projeto da Scala Data Centers, que ergue um complexo de última geração na Praia do Futuro, com investimento de R$ 1 bilhão. No Complexo do Pecém, a Casa dos Ventos e a dona do Tik-Tok preparam um data center de escala monumental, cujo aporte inicial de R$ 55 bilhões apenas em sua primeira fase, se posiciona como um dos maiores investimentos em tecnologia já realizados no Brasil.

O Ministério das Comunicações destacou que a Tomada de Subsídios – processo que coleta contribuições de especialistas, empresas e cidadãos – já foi concluída no caso da Política Nacional de Cabos Submarinos e lançada recentemente para a Política Nacional de Data Centers. A meta é encerrar, até o primeiro trimestre de 2026, todas as etapas preparatórias que antecedem a adoção dessas políticas estruturantes. “Queremos entregá-las de forma bem estruturada, efetiva e transformadora, posicionando o Brasil como um dos centros mundiais da economia digital”, ressalta Hermano Tercius.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business