REAFIRMA ALCKMIN

Brasil busca acelerar acordo para reduzir tarifas dos Estados Unidos

Por Redação - Em 28/11/2025 às 4:00 PM

Geraldo Alckmin

Alckmin também reiterou que a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é manter o diálogo permanente com Washington

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou, nesta sexta-feira (28), que o governo brasileiro pretende acelerar as tratativas com os Estados Unidos para derrubar as alíquotas elevadas que ainda incidem sobre parte expressiva das exportações nacionais. Hoje, tarifas que podem chegar a 50% continuam afetando cerca de 22% das vendas brasileiras ao mercado americano, sobretudo bens industriais.

Alckmin destacou que a diferença de tratamento tarifário entre os dois países é significativa e precisa ser corrigida. Segundo ele, enquanto o Brasil enfrenta barreiras de até 50% em alguns produtos, oito dos dez itens mais exportados pelos Estados Unidos ao mercado brasileiro entram com tarifa zero. “Não há razoabilidade nessa assimetria”, afirmou, defendendo avanços rápidos.

Para o vice-presidente, há espaço para uma agenda conjunta que favoreça investimentos e amplie o fluxo comercial. “Podemos construir um processo de ganha-ganha, com mais investimentos recíprocos e mais comércio exterior”, disse, após participar da inauguração da delegacia cibernética do Inmetro.

Alckmin também reiterou que a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é manter o diálogo permanente com Washington. “Temos pressa. Quanto antes resolvermos, mais exportamos. E comércio exterior significa emprego e renda”, afirmou.

Exportações crescem

Mesmo com o tarifaço, o desempenho das exportações brasileiras segue positivo. Segundo dados da balança comercial de outubro, citados por Alckmin, as vendas externas cresceram 9,1%. O resultado reforça, na avaliação do governo, a importância de ampliar o acesso a mercados estratégicos.

Além do diálogo com os Estados Unidos, o vice-presidente voltou a destacar a expectativa de assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia no dia 20 de dezembro, considerado um passo crucial para diversificação comercial.

Mercado de trabalho

Alckmin também comemorou a taxa de desemprego divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE, que caiu para 5,4% no trimestre encerrado em outubro — o menor nível já registrado pela série histórica. “É um bom momento para o país, e pode melhorar ainda mais”, avaliou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business