AGROPECUÁRIA
Brasil deve concluir abertura do mercado de carne bovina ao Japão em novembro, diz Ministério
Por Redação - Em 11/09/2025 às 5:00 PM

A expectativa é que a abertura comece pelos estados do Sul — Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul — que foram os primeiros a conquistar o status de área livre de febre aftosa sem vacinação FOTO: Freepik
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) prevê finalizar em novembro o processo que permitirá a exportação de carne bovina brasileira ao Japão, um dos mercados mais exigentes em termos sanitários. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (11) pelo ministro Carlos Fávaro.
Segundo ele, técnicos japoneses já realizaram auditorias no Brasil e enviaram questionamentos ao governo e ao setor privado. “As dúvidas estão sendo respondidas. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) também está colaborando com informações complementares”, afirmou o ministro.
Primeiros estados beneficiados
A expectativa é que a abertura comece pelos estados do Sul — Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul — que foram os primeiros a conquistar o status de área livre de febre aftosa sem vacinação. Apenas em maio deste ano os demais estados brasileiros alcançaram a mesma certificação.
O pedido inicial do governo brasileiro, feito em março, foi para que a liberação das compras começasse justamente por essas regiões, que já possuíam a certificação sanitária.
Negociação histórica
O processo de acesso ao mercado japonês envolve cerca de 12 etapas e está em negociação há mais de 20 anos. Se concluída, a abertura representará um avanço estratégico para o Brasil, maior exportador mundial de carne bovina, ao acessar um dos mercados mais restritivos e valorizados do setor.
Mais notícias
Conexão Criativa



























