Turismo global

Brasil disputa título de Melhor Destino Internacional em prestigiada premiação portuguesa

Por Marlyana Lima - Em 14/06/2025 às 3:43 PM

40254882404 Fbd26e2409 K

Belezas naturais, hospitalidade e cultura são pontos fortes do Brasil na disputa – Foto: Luciola Vilella / MTuR

Sol tropical, florestas vibrantes, cultura que pulsa nas ruas e uma hospitalidade reconhecida mundialmente. Em 2025, o Brasil mais uma vez conquista o olhar atento do mercado turístico internacional – desta vez, com uma indicação de peso: o país é finalista na categoria de Melhor Destino Internacional na 20ª edição do Publituris Portugal Travel Awards, um dos mais tradicionais prêmios de turismo em Portugal.

A cerimônia, marcada para o próximo dia 3 de julho, acontecerá no sofisticado Hotel Vila Galé Collection Elvas, na histórica cidade de Elvas, Patrimônio Mundial da UNESCO. Lá, líderes da indústria, hoteleiros, agentes de viagens e representantes de destinos globais vão celebrar os melhores do setor – em uma noite que promete ser um termômetro das tendências que vão inspirar as viagens de amanhã.

Relação que vai além do Atlântico

O reconhecimento ao Brasil vem embalado por números que refletem uma conexão cada vez mais forte com o mercado português. Em 2024, os destinos brasileiros ultrapassaram até os concorridos balneários do Caribe na preferência dos viajantes portugueses para viagens de longa distância. Segundo dados da Embratur, o fluxo de turistas lusitanos para o Brasil cresceu 19,67% entre 2023 e 2024 – passando de 182.463 para 218.354 visitantes.

“O Brasil está vivendo um momento especial de reconquista internacional. Esta indicação sinaliza o quanto estamos conseguindo nos posicionar de forma estratégica e afetiva no imaginário dos viajantes portugueses”, comenta Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “Temos história, temos natureza, temos cultura – e agora também temos conectividade aérea como nunca antes.”

Céu aberto: mais voos, mais conexões

De Lisboa ao Rio de Janeiro. De Porto a São Paulo. Em 2024, 11.823 voos partiram de Portugal rumo ao Brasil, oferecendo um total de 3,31 milhões de assentos ao longo de 14 rotas diretas, operadas por companhias como TAP Air Portugal, Azul Linhas Aéreas e Latam Airlines.

Esse aumento na oferta aérea tem facilitado não apenas o turismo de lazer, mas também o de negócios e o intercâmbio cultural. Cidades como Fortaleza, Recife, Salvador e Belo Horizonte estão cada vez mais conectadas ao mercado europeu, criando um mosaico de possibilidades para diferentes perfis de viajantes.

“Oscar” do Turismo português

Criado em 1969 pelo jornal especializado Publituris, o prêmio é considerado o “Oscar do Turismo” em Portugal. Em sua edição de 2025, a premiação reúne 177 nomeados em 22 categorias, que vão de “Melhor Companhia Aérea” a “Melhor Hotel Boutique”. A escolha dos vencedores será feita por meio de uma média ponderada entre os votos de um júri especializado (45%), os assinantes do Publituris (45%) e os leitores da newsletter diária do jornal (10%).

Independentemente do resultado, a nomeação já posiciona o Brasil com força renovada no mapa do turismo de longo alcance europeu – e reforça o que muitos já sabem: quando o assunto é viagem, poucas experiências no mundo conseguem ser tão inesquecíveis quanto atravessar o Atlântico em direção ao Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business