ligação reforçada
Brasil e África do Sul ampliam voos e fortalecem cooperação no turismo
Por Redação - Em 09/09/2025 às 2:00 PM

A partir de outubro, a rota, inaugurada em 2023, passará de dois para quatro voos semanais — aos sábados, terças, quartas e domingos — dobrando a oferta de assentos entre os dois destinos
O Brasil e a África do Sul avançam na aproximação diplomática e econômica com resultados concretos para o setor de turismo. Nesta semana, durante missão estratégica liderada pelo Ministério do Turismo (MTur), foi confirmada a ampliação da frequência de voos diretos entre a Cidade do Cabo e São Paulo, operados pela South African Airways.
A partir de outubro, a rota, inaugurada em 2023, passará de dois para quatro voos semanais — aos sábados, terças, quartas e domingos — dobrando a oferta de assentos entre os dois destinos. Atualmente, a ligação aérea entre Brasil e África do Sul soma oito voos semanais, com mais de 2 mil lugares disponíveis. A South African Airways também avalia colocar mais uma aeronave na rota já em 2026.
Segundo a secretária-executiva do MTur, Ana Carla Lopes, a medida atende a uma demanda crescente. “O número de viajantes entre os dois países mostra um potencial expressivo. Essa missão tem como objetivo transformar esse movimento em mais conectividade, mais turistas e mais empregos”, afirmou.
Fluxo em alta
Os dados confirmam a tendência de crescimento. O número de turistas sul-africanos no Brasil saltou de 5,4 mil em 2022 para 15,2 mil em 2024. Somente no primeiro semestre de 2025, já foram registrados 10,4 mil visitantes vindos da África do Sul.
Do lado oposto, o Brasil é hoje o principal mercado emissor da América Latina para a África do Sul, com 49,8 mil turistas brasileiros em 2024, quase o dobro do registrado em 2023. A isenção de vistos para estadias de até 90 dias entre os dois países também impulsiona a alta.
Cooperação internacional
Além da pauta aérea, a missão incluiu encontros com autoridades locais, como a ministra sul-africana Patricia de Lille, anfitriã do G20 Turismo. As conversas abordaram promoção conjunta, ecoturismo e turismo comunitário. O Brasil também participou de um fórum de investimentos e reforçou convites para a COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.
A ação se soma ao movimento de fortalecimento diplomático iniciado após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cyril Ramaphosa, consolidando a parceria entre as duas maiores economias do hemisfério sul. A expectativa é que a maior conectividade aérea e a cooperação institucional resultem em um intercâmbio crescente de turistas, negócios e cultura.
Mais notícias
MERCADO FINANCEIRO




























