ABERTURA DE MERCADO
Brasil intensifica diálogo com Japão para exportação de carne bovina
Por Redação - Em 11/08/2025 às 2:17 PM

A comitiva brasileira acompanhará de perto as auditorias e trâmites regulatórios para viabilizar a entrada do produto FOTO: Agência Brasil
Uma comitiva do governo federal chegou ao Japão nesta segunda-feira (11) para avançar nas negociações de abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira.
Liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, a equipe acompanhará de perto as auditorias e trâmites regulatórios para viabilizar a entrada do produto.
O Japão importa mais de 700 mil toneladas anuais de carne bovina e é um mercado estratégico para diversificar exportações, especialmente após tarifas impostas pelos EUA.
As negociações foram impulsionadas pela visita do presidente Lula a Tóquio em março. Autoridades japonesas já realizam auditorias no sistema sanitário brasileiro, etapa crucial para a aprovação.
O governo aguarda o relatório dessas auditorias e a conclusão de formalidades burocráticas para confirmar a abertura ainda em 2025.
Também serão discutidas a ampliação do acesso para carne suína e produtos vegetais brasileiros no mercado japonês.
Mais notícias
INSTITUTO HESED




























