ESTUDO GLOBAL
Brasil lidera alfabetização em IA entre países desenvolvidos
Por Redação - Em 29/05/2025 às 9:33 AM

A presença da IA já é realidade em 86% das empresas brasileiras, e 47% dos profissionais dizem utilizá-la em todas as suas tarefas FOTO: Freepik
As empresas brasileiras estão entre as mais avançadas do mundo na capacitação de seus funcionários em inteligência artificial, segundo estudo global realizado pela KPMG em parceria com a Universidade de Melbourne. O relatório mostra que 47% dos trabalhadores brasileiros afirmam saber utilizar ferramentas de IA — percentual acima de países como Estados Unidos (28%), Reino Unido (27%) e Alemanha (20%). A China lidera o ranking, com 64%.
O bom desempenho brasileiro é atribuído à ampla digitalização da vida cotidiana no país. “A familiaridade com tecnologia, impulsionada por fatores como o uso de aplicativos bancários e programas sociais, contribuiu para a rápida adoção da IA”, explica Frank Meylan, sócio da KPMG.
O estudo ouviu 48 mil pessoas em 47 países. No Brasil, mais da metade dos entrevistados eram mulheres e a maioria tinha entre 25 e 44 anos.
Uso crescente no ambiente corporativo
A presença da IA já é realidade em 86% das empresas brasileiras, e 47% dos profissionais dizem utilizá-la em todas as suas tarefas. A maioria recorre a ferramentas gratuitas, mas mesmo com recursos básicos, os benefícios são claros: aumento de produtividade, apoio na criação de conteúdo, tradução, criatividade e precisão nas informações.
Preocupações e regulação
Apesar da adesão, há preocupação com segurança de dados e privacidade, especialmente diante do aumento de fraudes digitais. A maioria dos brasileiros defende a criação de regras claras para o uso da tecnologia.
Mais notícias
Conexão Criativa



























