EXPORTAÇÕES

Brasil mira novos segmentos no mercado halal, que movimenta mais de US$ 7 trilhões

Por Redação - Em 28/10/2025 às 5:00 AM

Conteiner, Exportações

O Brasil já é líder mundial em exportação de proteína halal, com US$ 6 bilhões em vendas anuais para os 57 países da Organização para a Cooperação Islâmica

O Brasil deve aproveitar seu protagonismo na produção de alimentos para ampliar e diversificar as exportações destinadas aos países islâmicos, defendeu o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Mohamad Orra Mourad, durante a abertura do Global Halal Brazil Business Forum 2025, realizado nessa segunda-feira (27), em São Paulo.

Segundo Mourad, o país já é líder mundial em exportação de proteína halal, com US$ 6 bilhões em vendas anuais para os 57 países da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI). Em 2024, as exportações totais de alimentos e bebidas brasileiras para essas nações somaram US$ 28 bilhões, alta de 20% em relação ao ano anterior.

“Nossa pauta de exportações é robusta, mas ainda concentrada em carnes e commodities agrícolas. Precisamos conquistar espaço em novos segmentos do mercado halal, que movimenta mais de US$ 7 trilhões e reúne quase 2 bilhões de consumidores, em sua maioria jovens”, afirmou Mourad.

O secretário-geral destacou também a importância de fortalecer o diálogo diplomático e econômico com países da OCI, de modo a estimular acordos de livre comércio e ampliar oportunidades para empresas brasileiras.

Fomento à produção halal

No cenário interno, Mourad defendeu o avanço da produção e certificação halal em novos setores, além do tradicional ramo de proteínas. Ele citou o Projeto Halal do Brasil, iniciativa da Câmara Árabe-Brasileira em parceria com a ApexBrasil, que capacita pequenas e médias empresas a obterem o selo halal, requisito essencial para acessar os mercados muçulmanos.

“A certificação halal assegura que o produto respeita os preceitos culturais e religiosos do islamismo, mas também é reconhecida como um selo de qualidade e sustentabilidade, alinhado às boas práticas e aos princípios do ESG”, destacou.

Com foco na inovação, na diplomacia econômica e na capacitação empresarial, o Brasil busca consolidar-se não apenas como o maior fornecedor de proteína halal do mundo, mas como referência global em produtos e serviços voltados ao mercado islâmico.

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