Reposicionamento global

Brasil reformula estratégia para atrair turista internacional e reforça marca no exterior

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 14/05/2025 às 6:00 AM

Novo Plano De Marketing Turístico Internacional Do Brasil Para O Período De 2025 A 2028 Foto Divulgação Embratur

Novo projeto irá suceder o Plano Aquarela, lançado há duas décadas Foto: Embratur-Sebrae/Divulgação

A Embratur lança, no próximo dia 19 de maio, durante o Visit Brasil Summit, no Rio de Janeiro, um novo plano de marketing turístico internacional. Desenvolvido em parceria com o Sebrae, o documento traça metas até 2028 e substitui o Plano Aquarela, em vigor há quase duas décadas.

O foco está em reposicionar o Brasil como destino competitivo no cenário global, combinando inovação, sustentabilidade e diversidade cultural. “O mundo e o perfil do turista mudaram. É hora de o Brasil responder a isso com visão estratégica”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Plano nasce de escuta ativa e articulação setorial

A estratégia foi construída de forma colaborativa, com escuta qualificada de gestores públicos, empresários do setor e representantes do trade nacional e internacional. O objetivo é aumentar o fluxo de turistas, ampliar a receita gerada e promover destinos menos explorados do país.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o plano também dá protagonismo a micro e pequenos negócios, que compõem mais de 95% do setor. “Turismo é economia. E essa economia começa no empreendedor local”, pontua.

O lançamento ocorre no Museu do Amanhã, durante evento que reunirá autoridades e especialistas em debates sobre o futuro do turismo no Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business