APÓS 28 DIAS
Brasil retoma status de livre da gripe aviária e pede fim de restrições ao frango
Por Redação - Em 18/06/2025 às 3:01 PM

Desde a confirmação de um caso em uma granja no Rio Grande do Sul, mais de 40 países adotaram medidas restritivas. FOTO: Freepik
O Brasil voltou a ser oficialmente considerado livre da gripe aviária após cumprir 28 dias de vazio sanitário sem novos casos em granjas comerciais. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (18) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com base nos critérios da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Apenas aves silvestres e de subsistência apresentaram infecção no período. Com a retomada do status sanitário, o governo notificou a OMSA e iniciou pedidos formais para que países que impuseram restrições ao frango brasileiro suspendam as barreiras.
Desde a confirmação de um caso em uma granja no Rio Grande do Sul, mais de 40 países adotaram medidas restritivas. Alguns, como México e Rússia, aplicaram apenas restrições regionais. O objetivo do governo agora é ampliar esse modelo ou obter o fim total dos embargos.
O Mapa afirma que estava preparado para a chegada do vírus ao setor comercial e já havia firmado acordos de regionalização com importantes mercados, como Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita. Esses acordos ajudam a proteger as exportações e reduzir prejuízos ao setor avícola, que é um dos principais pilares do agronegócio brasileiro.
Mais notícias
Conexão Criativa



























