Negócio bilionário
BTG adquire ativos de Vorcaro por R$ 1,5 bilhão; recursos vão capitalizar Banco Master
Por Marlyana Lima - Em 27/05/2025 às 9:30 PM

BTG Pactual concluiu a negociação com o controlador do banco Master
O BTG Pactual fechou a aquisição de um pacote de ativos do banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, em uma operação estimada em R$ 1,5 bilhão. O valor será integralmente destinado à capitalização do Master, etapa necessária no processo de aprovação da venda da instituição para o Banco de Brasília (BRB).
A transação inclui a compra de ações, créditos, direitos creditórios e imóveis pertencentes a Vorcaro, sem qualquer relação com a participação societária do Master. O pacote abrange 56,5 milhões de ações da Light, equivalentes a 15,17% do capital social da companhia, e 7,1 milhões de ações da Méliuz, detidas indiretamente via cotas em fundo de investimento, representando 8,12% do capital.
O BTG também adquiriu imóveis, outros ativos listados com participação inferior a 5% e participações privadas ligadas a Vorcaro. O banco destacou, em fato relevante, que a operação “não inclui qualquer participação societária do BTG Pactual no Master ou em qualquer sociedade por este detida”.
A transação contou com autorização do Banco Central e do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Segundo o comunicado, os recursos obtidos com a venda deverão, obrigatoriamente, ser injetados no caixa do Banco Master, conforme compromisso assumido pelo controlador. “Tendo o controlador do Master o compromisso de disponibilizar os recursos para o Master”, reiterou o BTG.
O processo competitivo de venda dos ativos teve dois grupos interessados: o próprio BTG e a J&F Investimentos, holding dos irmãos Joesley e Wesley Batista. As negociações foram lideradas por Alexandre Câmara, head da área de special situations do BTG, que contou com a vantagem de já conhecer detalhadamente os ativos envolvidos.
As conversas para a estruturação da operação começaram há cerca de um mês, em meio ao avanço das tratativas para a venda do Banco Master ao BRB. A capitalização do Master é considerada um passo fundamental para a conclusão do negócio, que ainda depende de aval regulatório
Mais notícias
Registro Natalino



























