FÁBRICA NA BAHIA
BYD deve iniciar montagem de veículos elétricos no Brasil ainda em julho
Por Redação - Em 08/07/2025 às 9:42 AM

A produção local visa reduzir os impactos do aumento das tarifas de importação FOTO: Iuri Santos
A montadora chinesa BYD está prestes a começar a montagem de veículos elétricos em sua nova fábrica em Camaçari, na Bahia, ainda neste mês. A operação ocorrerá por meio do sistema CKD (veículos desmontados), com previsão de até 50 mil unidades montadas até o fim de 2025.
Segundo o vice-presidente sênior da empresa no Brasil, Alexandre Baldy, a produção local visa reduzir os impactos do aumento das tarifas de importação, que entraram em vigor no dia 1º de julho. Ele informou que a BYD já importou antecipadamente cerca de 22 mil carros neste ano para contornar os novos custos.
A operação em Camaçari, instalada no antigo complexo da Ford, deverá gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos quando estiver completamente operacional, o que está previsto para julho de 2026. Até lá, a montagem seguirá com kits importados da China.
Apesar do avanço da produção, a empresa enfrenta pressões. O Ministério Público do Trabalho acusa a montadora e empreiteiras chinesas de submeterem trabalhadores a condições degradantes durante as obras no complexo industrial. A ação judicial aberta em maio inclui suspeitas de tráfico de pessoas e trabalho análogo à escravidão.
Baldy afirma que a BYD respeita as leis brasileiras e busca resolver a situação, mas não explicou por que as negociações com o MPT não avançaram.
Mais notícias
Conexão Criativa



























