HUB EXPORTADOR NA AMÉRICA LATINA
BYD inaugura primeira fábrica no Brasil que é a maior fora do território chinês
Por Marcelo Cabral - Em 09/10/2025 às 4:28 PM

Geraldo Alckmin, Lula e Wang Chuanfu durante a cerimônia em Camaçari Foto: Divulgação/BYD
A montadora chinesa BYD inaugurou oficialmente, nesta quinta-feira (9), sua primeira fábrica no Brasil – e a maior planta de veículos elétricos e híbridos da América Latina. Localizada na região de Camaçari, a unidade marca um novo capítulo para o setor automotivo brasileiro e simboliza a consolidação da transição para a mobilidade elétrica no País. A cerimônia contou com a participação do fundador e CEO global da marca, Wang Chuanfu; o presidente Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, além do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
O complexo industrial situado na Bahia, com 4,6 milhões de metros quadrados – equivalente a 645 campos de futebol -, recebeu um investimento de R$ 5,5 bilhões e tem capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano, com expansão prevista para 300 mil unidades na segunda fase. Além disso, é a maior unidade fabril da marca, fora do território chinês. Entre os primeiros modelos fabricados ali estão o 100% elétrico Dolphin Mini e os híbridos plug-in Song Pro e King, três dos carros mais vendidos da marca em território nacional.
De acordo com a BYD, a planta baiana não apenas reforça a presença da empresa no mercado nacional, mas também se tornará um Hub estratégico de exportação e distribuição para toda a América Latina. Inicialmente, a produção começou sob o regime SKD (semi knock-down), mas a companhia já planeja evoluir para produção integral, incorporando processos de estampagem, soldagem e pintura, além de aumentar a participação de fornecedores locais.
Presença cearense na inauguração
Representante da montadora chinesa nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, o Grupo Carmais, que tem sua sede em Fortaleza, marcou presença no evento em Camaçari. Os diretores Executivo e Comercial – Rodrigo Ventura e Leonardo Dall’Olio -, além do gerente Comercial da BYD Carmais no Ceará, Eduardo Weinmar, estiveram na fábrica, acompanhando a solenidade.
A fabricação dos carros da BYD no Brasil, deve impulsionar ainda mais as vendas, tanto que os executivos da Carmais acreditam em um acréscimo de 25% a 30% nesse primeiro momento, devendo chegar a 50% ou 60% em 2026. “Estamos presentes no Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí e é muito bom consolidar cada vez mais nossa presença com novas lojas para suportar esse crescimento. A BYD fala em fazer oito modelos na fábrica da Bahia. Agora serão Dolphin Mini, Song Pro e King, três modelos com ótima performance no mercado. A novidade importante é que o BYD Song Pro será o primeiro híbrido plug in Fex do mundo“, destaca Leonardo Dall’Olio.

Fábio Domingues, Leonardo Dall’Olio, Eduardo Weinmar, Rodrigo Ventura e Alexandre Baldy
A cerimônia contou ainda com a presença de muitas autoridades governamentais e executivos da marca, que reforçaram o compromisso da BYD com o desenvolvimento tecnológico, a geração de empregos e a sustentabilidade. A expectativa é de que a nova fábrica se torne referência mundial em inovação, eficiência energética e produção verde. “Fizemos história novamente. Do sonho à realidade em apenas 24 meses”, destacou a companhia, celebrando o feito que coloca o Brasil no mapa global da mobilidade sustentável.
Mais notícias
Sessão Parabéns




























