Cabo SACS em fase final de instalação

Por Admin - Em 14/11/2017 às 4:36 PM

Fortaleza recebe, devido à sua posição geográfica, todos os cabos de fibra óptica que chegam ao País. E com o South Atlantic Cable System (SACS), primeiro cabo submarino a cruzar o Atlântico Sul, não seria diferente. Ele está na etapa final de instalação entre os continentes africano e sul-americano.

A Angola Cables é a companhia responsável pela instalação e operação do SACS, enquanto a NEC Corporation, empresa japonesa de integração de sistemas de cabos de fibra óptica de alta qualidade, realiza a sua construção.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Mosiah Torgan, a importância do cabo é a redundância da comunicação direta com a África, pois antes tinha de passar pelos Estados Unidos e Europa, para chegar no destino. 

Com essa via direta, haverá uma velocidade muito maior de transmissão de dados, podendo chegar mais rapidamente ao Japão, por exemplo. Repercutirá bastante para as empresas que trabalham nessa área, pois terão um ganho de qualidade considerável.

Além disso, existe um grande data center, também da Angola Cables, em instalação na Praia do Futuro. Segundo Mosiah, aquela é uma área onde a Prefeitura de Fortaleza já trabalha para atrair novas empresas de tecnologia, pois elas têm baixo impacto ambiental.

Essa fase da instalação deve levar cerca de 90 dias e vai cobrir uma extensão de 6.200 quilômetros de cabo, a mais de 5 mil metros de profundidade.

O CEO da Angola Cables, António Nunes, diz que quando o SACS estiver operando, haverá uma mudança de paradigma no transporte global de dados de telecomunicações intercontinentais.

Cabo de fibra óptica está sendo instalado entre Luanda e Fortaleza, cruzando o AtLântico Sul

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business